Quando você busca empréstimos ou solicita o aumento do limite do seu cartão de crédito, você passa por uma análise de crédito realizada pela instituição financeira em questão. Essa análise costuma ser bastante criteriosa, e leva em consideração diversos fatores, como o seu histórico de pagamento de contas, a existência ou não de dívidas, a sua pontuação de score, entre outros. Ou seja, clientes que são bons pagadores conseguem melhores condições quando buscam por crédito. E o Cadastro Positivo é justamente o histórico do comportamento do consumidor. Acompanhe a leitura para entender melhor do que se trata!
O que é o Cadastro Positivo?
O Cadastro Positivo é um registro do comportamento financeiro do indivíduo. Ele reúne informações sobre o pagamento de contas e a sua pontualidade, como se fosse um “currículo financeiro”. Ou seja, ele auxilia na construção de uma boa imagem perante o mercado. Afinal, quando você solicita serviços de crédito, as instituições financeiras avaliam se você é ou não um bom pagador.
De uma forma mais resumida, o Cadastro Positivo conta com todas as informações do que o consumidor já fez quando o assunto é dinheiro. Logo, se você pagou suas contas em dia, ponto positivo! Se atrasou a fatura do cartão, ponto negativo! E por aí vai. Antigamente, era necessário fazer o cadastro para começar a registrar as movimentações financeiras. Mas uma Lei Complementar em 2019 definiu que todos os brasileiros devem ser incluídos automaticamente.
Isso ajudou bastante a proteger as instituições financeiras de calotes, já que antes elas não conseguiam avaliar o comportamento financeiro de todos os seus clientes por falta de informações disponíveis. Atualmente, as empresas contam com uma maior facilidade de entender quais clientes devem contar com benefícios de crédito, e quais não pagam as suas contas em dia, logo, não devem receber ofertas.
Como tudo isso beneficia o consumidor?
Os bancos enviam informações de forma automática para o Cadastro Positivo sobre o comportamento financeiro de seus clientes. Isso significa que, se você costuma pagar todas as suas contas em dia, você será beneficiado com isso, pois as instituições financeiras terão acesso a essas informações. Ou seja, quando você quiser aumentar o limite do seu cartão de crédito atual, conseguir um cartão novo ou pedir um empréstimo ou financiamento, você terá muito mais facilidade!
Além disso, você também vai contar com condições melhores. Os bons pagadores são recompensados com limites de crédito maiores, taxas de juros reduzidas, além de prazos maiores para pagar parcelas. Por isso, vale muito a pena organizar a sua vida financeira para estar sempre pagando as suas contas e faturas em dia.
Uma dica excelente é utilizar o seu cartão de crédito com frequência, para que as informações sobre o seu pagamento mensal de faturas também sejam enviadas ao Cadastro Positivo, auxiliando na construção de um bom histórico financeiro. Isso também vai te ajudar a aumentar o seu score do Serasa, e as empresas vão perceber que você possui uma boa saúde financeira.
2 Comentários