O escore serasa é um indicador de como anda a sua saúde financeira, além da sua chance de ter acesso a serviços de crédito com instituições financeiras. Você muito provavelmente já ouviu falar desse termo diversas vezes, mas com a grafia “score”. Apesar de ser a forma mais correta de escrever, não é a única forma. No português brasileiro, a grafia que pode ser considerada mais adequada é escore. Entenda melhor sobre o que é esse indicador, e qual é a sua importância.
O que é o escore?
O escore Serasa é uma pontuação que vai de 0 a 1000, e ela indica qual é a chance daquele determinado consumidor pagar as suas contas em dia, levando em consideração o seu histórico financeiro, como dívidas, atraso nos pagamentos, e solicitações de empréstimos ou financiamento. As instituições credoras levam a sua pontuação em consideração durante a análise de crédito, para evitar “calotes”, apesar do escore não garantir nada, pois um consumidor que sempre foi um bom pagador, pode acabar gerando dívidas em momentos mais difíceis.
Embora o escore não seja uma garantia de pagamento, ele é uma excelente maneira de avaliar o perfil de cada cliente. De uma forma geral, um escore baixo significa que você tem poucas chances de conseguir crédito, enquanto um escore alto aumenta as chances, para que você possa solicitar um financiamento ou empréstimo quando precisar, ou até mesmo um simples aumento no limite do seu cartão de crédito.
Para um melhor entendimento, um escore de 0 a 300 é considerado baixo. De 300 a 500 é considerado regular, de 500 a 700 é bom, e acima de 700, é considerado muito bom, e todos que se encontram nessa pontuação, constantemente recebem ofertas de cartões de crédito ou empréstimos no geral. Se o seu escore está alto, significa que a sua saúde financeira está boa.
Qual é a importância do escore Serasa?
O escore Serasa é a ferramenta que as empresas utilizam para entender quais serviços de crédito devem disponibilizar. Isso para cada consumidor de acordo com o seu perfil financeiro. Dessa forma, as instituições diminuem ao máximo as chances de sofrerem calotes. Além disso, checar o seu escore com uma certa frequência também é importantíssimo para você entender melhor como anda a sua vida financeira. E realizar alterações caso seja necessário.
Checando o seu escore, você também consegue verificar se houve alguma fraude no seu nome. Caso um golpista utilize o seu CPF para operações de fraude, isso vai fazer com que a sua pontuação baixe drasticamente. E, tendo ciência do acontecimento, você pode resolver essa questão judicialmente, para que não sofra as consequências de uma ato que não cometeu. Por isso, checar o seu escore também é uma medida de segurança.
Para entender ainda melhor a importância dessa pontuação, dê uma olhada no conteúdo que preparamos sobre o escore, explicando detalhadamente o motivo pelo qual você precisa se preocupar com ele. Clique aqui para ser redirecionado de forma automática e aprender um pouco mais sobre a importância desse indicador disponibilizado pelo Serasa.
0 Comentários