Você já deve ter ouvido falar do termo Score CPF ou Score Alto no CPF. Mas o que será que isso significa na prática? Será que a sua pontuação no CPF realmente traz algum tipo de mudança na hora de ter mais acesso ao crédito ou será que isso não impacta quando falamos de aprovação para os bancos e outras instituições? O score é algo que devemos nos preocupar e verificar de tempos em tempos? No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a importância do score CPF e como ele impacta no seu dia-a-dia na prática. Veja abaixo!
O que é o termo Score CPF?
O Score CPF, como o nome indica, é um tipo de pontuação que fica vinculada ao CPF, ou seja, ao cadastro da pessoa física. Essa pontuação tem como principal intuito determinar se a pessoa tem um histórico de bom ou mau pagador, levando em conta uma série de fatores, como dívidas ativas, inadimplência atual ou prévia, etc. Com o Score CPF, as instituições conseguem prever se você, pessoa física, tem chances de pagar os créditos solicitados nos próximos 12 vezes ou se tem mais chances de ficar inadimplente. Assim, com essa informação, as instituições evitam uma boa parte dos chamados “calotes”, embora o score CPF não seja uma garantia de pagamento. Isso significa que:
- Um score alto aumenta as chances de conseguir crédito.
- Um score baixo diminui essas chances.
E, para entendermos melhor, o score é uma pontuação que vai de 0 a 1000, sendo 1000 a melhor pontuação possível, obviamente. Mas, pessoas com score CPF de 500, 600 pontos ainda enfrentam muita dificuldade de conseguir crédito, mesmo estando dentro da média. Por isso, o ideal é ter um score acima dos 900 pontos, fazendo com que os bancos compreendam que você é um ótimo pagador e que ele pode te emprestar dinheiro sem medo algum.
Score alto é garantia de crédito?
Nem sempre. Tudo irá depender dos seus objetivos. Vamos supor que sua renda seja de R$2000,00 e seu score esteja ótimo: mesmo assim, o seu crédito pode não ser tão alto quanto o esperado, já que os bancos também consideram a sua renda na hora de oferecer crédito. Porém, o score CPF é um ótimo ponto de partida e vai influenciar em aprovações, como:
- Financiamentos imobiliários;
- Financiamentos de veículos;
- Cartão de crédito em bancos grandes ou em bancos digitais;
- Crédito pré-aprovado para empréstimos.
E como é possível aumentar o meu Score?
A grande sacada sobre o score é saber que ele pode ser aumentado, desde que isso seja feito com um especialista na área. Afinal, existem muitas pessoas no mercado que prometem crédito sem garantia de que isso vai funcionar – ou até mesmo aplicam golpes em pessoas que estão desesperadas por um empréstimo, por exemplo. A melhor opção é contar com um especialista, alguém que entenda do assunto e que possa ir direto ao ponto, resolvendo problemas, como:
- O seu score fica muito baixo por muitos meses, mesmo pagando todas as dívidas.
- O seu score fica estagnado, sem nenhuma alteração por semanas ou até meses;
- O seu score aumenta, mas não o suficiente para garantir acesso ao crédito, se mantendo na faixa dos 700 pontos.
Gostou de saber um pouco mais sobre o score e como ele funciona na prática? Entre em contato e veja como você pode resolver o seu problema com a sua pontuação!
Até a próxima!
Instagram: @eu.rodrigocamilo
1 Comentário