Consultar a situação do CPF para saber se o nome está limpo é uma preocupação de diversos brasileiros no momento de solicitar serviços de crédito. Mas, qual é a diferença entre SPC Serasa, afinal? Primeiramente, é necessário entender que são duas empresas diferentes, onde é possível verificar a sua situação em relação ao crédito e saber se o nome está sujo. Acompanhe a leitura para entender melhor a diferença entre as instituições:
Qual a diferença entre SPC Serasa?
A principal diferença entre as empresas está na forma como elas são geridas e coletam informações. O SPC trata-se de um banco de dados do sistema CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), e possui a finalidade de reunir informações do comércio de todo o país. Já o Serasa é uma empresa privada responsável por reunir dados de pessoas físicas e jurídicas, e a forma como elas pagam e compram no mercado.
Ambas as empresas atuam como monitoras e protetoras de crédito. E, de uma forma resumida, elas reúnem informações sobre os compradores brasileiros, e esses dados são fornecidos às lojas e instituições financeiras, com o intuito de protegê-los de clientes que não costumam pagar as suas contas em dia.
Uma diferença importante é que, por mais que elas compartilhem grande parte das informações sobre os consumidores, pode ser que o nome de uma pessoa esteja sujo em uma instituição, e na outra esteja limpo. Além disso, são empresas que têm maneiras e critérios diferentes de avaliação do perfil e atribuição da nota score.
Mas não se engane! Em ambas as empresas, para conseguir ter uma pontuação elevada, é necessário estar com o nome limpo. Se você realizou o pagamento da(s) sua(s) dívida(s) recentemente, entenda agora qual é o prazo para limpar o nome depois de pagar a dívida.
Como ter uma pontuação alta no score dos dois?
Para conquistar uma pontuação alta de score em ambas as instituições, é preciso estar com uma boa saúde financeira. Ou seja, pagar todas as suas contas em dia, e quitar todas as suas dívidas. Não é necessário realizar o pagamento das dívidas de forma a vista! Caso caia melhor no seu orçamento, você também pode renegociar a dívida com a instituição financeira em questão, ou diretamente na página do Serasa Consumidor. Dessa forma, você pode dividir o pagamento em parcelas mais tranquilas para o seu bolso.
Assim, os juros vão parar de correr diariamente, e você poderá quitar a dívida no seu próprio tempo. Outra dica para quem deseja conquistar uma alta pontuação de score, é tomar cuidado com as solicitações de crédito. Afinal, consumidores que solicitam empréstimos ou financiamentos com muita frequência, podem apresentar uma baixa significativa na pontuação.
Solicite serviços de crédito apenas quando realmente for necessário, e analise bem a situação para verificar se solicitar um empréstimo de fato é uma boa ideia. Os empréstimos podem se tornar uma bola de neve com muita facilidade, gerando ainda mais dívidas no seu nome.
0 Comentários